Uma campanha de mobilização, porta a porta, está sendo realizada nos bairros Retiro, Santa Filomena, Darcy Ribeiro e Icaivera, na Regional Vargem das Flores, com o objetivo de impulsionar a adesão da população e promover maior participação da comunidade no projeto de coleta seletiva iniciado na região.
A responsável pela diretoria de mobilização da Coleta Seletiva, Nilma de Souza Pena, explicou que a coleta foi implementada nesses bairros há quase um ano, mas é preciso ampliar a adesão dos moradores. “Estamos promovendo essa mobilização para dialogar, novamente, com a população e entregando material educativo e a ecobag, que serve para acondicionar os recicláveis, para reforçar o serviço que já é prestado aqui’.
Em Contagem, o serviço de coleta seletiva está implantado em 62 bairros e o serviço é executado em parceria com a Associação dos Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis - Asmac e a Associação Rede Solidária de Contagem - Coopeercata.
Moradora do bairro Retiro, Sílvia Fernandes é uma das pessoas que participam da coleta no bairro desde sua implantação em agosto de 2021. “As pessoas precisam entender a importância que a coleta seletiva tem para o meio ambiente. Se queremos mudar o cenário do nosso planeta, temos que fazer nossa parte e a coleta é uma das coisas que podemos fazer para ajudar, além de contribuir também para a geração de renda dos catadores que precisam desses resíduos para trabalharem”, contou.
Segundo o superintendente de Planejamento em Resíduos Sólidos, João Batista de Lima Filho, a participação da população é muito importante, pois além de contribuir para desenvolvimento sustentável, a coleta seletiva ajuda na geração de trabalho e renda, incentivando a formação de associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, e a reduzir o volume de resíduos da coleta convencional, ampliando a vida útil do aterro sanitário municipal.
“A interlocução com os moradores está sendo bem direcionada, para que os mesmos compreendam o processo de separação e acondicionamento dos recicláveis e não recicláveis, e também suas formas de destino e tratamentos. Todos os resíduos da coleta convencional vão para o aterro sanitário, já os da coleta seletiva para os galpões de triagem dos catadores”, explicou o superintendente.
A ação de mobilização está sendo desenvolvida pelos técnicos da Superintendência de Planejamento em Resíduos Sólidos - Supres, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad, e os catadores Associação dos Catadores Autônomos de Materiais Recicláveis - Asmac.
Os moradores dos bairros da região que, ainda, não são atendidos pela coleta seletiva, podem levar os materiais direto no galpão de triagem, localizado na rua Retiro dos Esportistas, 77, bairro Retiro.
Clique aqui e confira a galeria de fotos.